Emoções
Neste trabalho vou abordar o tema “Emoções” dentro desse tema irei falar sobre a sua definição. Dentro deste tema intervêm outros subtemas, como os sentimentos, os afectos, componentes da emoção, reacções expressivas e também reacções fisiológicas.
Vou também colocar alguns esquemas para focar mais claramente o tema.
O que são Emoções?
As emoções são reacções a acontecimentos, acontecem subitamente e têm uma duração curta. Não estávamos emocionados e de repente, estamos.
As emoções manifestam-se acompanhadas de reacções fisiológicas.
As emoções têm funções comunicativas, ou seja, estão ao serviço das relações humanas, enquanto que os afectos são o resultado dessas relações.
As emoções relacionam-nos com o resto do mundo.
A emoção está ligada a situações presentes ou futuras, com uma forte componente comunicativa e fisiológica.
Afectos
Afecto é aquilo que nos põe em movimento, é um espaço de acolhimento daquilo que nos atinge.
Exprimem-se através das emoções e são organizadas pelas experiências emocionais repetidas. Os afectos são uma predisposição que emerge nas emoções e são organizadas por elas (as emoções).
Os afectos são resultado das primeiras experiências significativas, são mais utilizadas em pessoas mas também em ambientes e ideias.
Ao afeiçoarmo-nos estamos também a afectarmo-nos. O amor liga as pessoas, mas o ódio é também uma forma de ligação muito intensa.
Na presença de alguém, cada indivíduo perturba o outro e é por ele perturbado, afectado de uma forma agradável ou desagradável.
O afecto está relacionado com o passado, está ligado à memória de acontecimentos que ocorreram na relação com pessoas importantes para nós.
Sentimentos
O sentimento é algo que nos acompanha sempre. Andamos tristes ou andamos alegres.
Os sentimentos distinguem-se das emoções porque se prolonga ao longo do tempo.
São um estado interior de carácter privado, porque se prolonga no tempo.
São um estado interior de carácter privado, enquanto as