Estresse: causas e soluções
Causas e Soluções
Conhecendo as causas e soluções para o estresse
Você já parou para pensar por que está sempre irritado com algo ou alguém, e muitas vezes não consegue suportar a idéia de voltar ao ambiente de trabalho, por exemplo?
Isto pode ser estresse!
Nos dias atuais as doenças atribuídas à psique humana (depressão, ansiedade, estresse, etc.) estão mais comuns do que se imagina. Em São Paulo, um grande exemplo de metrópole dos dias atuais, cerca de 30% dos cidadãos apresenta alguma doença ou transtorno mental. Este quadro está diretamente ligado as frustrações e interações a que são submetidas diariamente.
Mas, o que é estresse?
A palavra estresse foi adotada no Brasil como uma derivação de stresse (português europeu) para designar o efeito negativo causado no indivíduo por este transtorno comportamental. Sua definição está ligada a capacidade, ou falta dela, de reagir e contornar situações entre as mais distintas do dia-a-dia.
O termo estresse equivale à tensão ou desgaste que determinada situação impõe a um individuo, podendo ser de caráter biográfico que está relacionado a eventos localizados no tempo e espaço (nascimento, morte, acidente, etc.), traumático relativo a acontecimentos marcantes (fora do comum), quotidianos que se refere a situações repetitivas e desgastantes do dia-a-dia.
Independente do tipo de estresse, como relacionado acima, o fator determinante na proporção e sintomas está diretamente ligado aos estressores, que são as situações causadoras do transtorno.domésticos, ocupações profissionais, etc.) e crônicas que em sua maioria são causadas por situações estendidas em longo prazo, tornando estas experiências repetitivas e desgastantes (excesso de trabalho, desemprego, etc.). Sintomas e pré-diagnóstico do estresse
Outro fator merecedor de atenção é quanto aos sintomas característicos de estresse, pois serão eles a emitir o alerta que irá informar a exaustão física e