Emoções
Oque são as emoções?
As emoções são conjuntos de reações químicas e neurais que impulsionam o individuo. elas são adquiridas no momento em que o cérebro recebe algum tipo de estimulo que o “desequilibra” de sua normalidade.
As emoções podem ser separadas partindo da complexidade de adquiri- las.
As emoções mais primárias (que partem da parte mais primária do cérebro) são inatas e podem ser vistas como mecanismo fisiológico de sobrevivência da espécie. Elas são iguais em todos os seres humanos uma vez que são involuntárias e podem trazer alterações fisiológicas como por exemplo quando sentimos raiva
:
Nelas se incluem: alegria, tristeza, medo, nojo, raiva e surpresa.
Quanto mais evoluída a espécie for, mais emoções esta podem adquirir. Os seres humanos são os únicos que possuem as emoções secundarias, estas são muito mais complexas e se diferenciam de pessoa em pessoa, uma vez que elas são radicalmente modificadas a partir dos fatores sociais, culturais e morais que o individuo é submetido. Nelas estão incluídos: compaixão, amor, culpa, desconfiança, vergonha, entre outras. Qual a diferença entre emoção e sentimento?
O ser humano foi “programado” evolutivamente a reagir ao detectar algum estimulo do nosso corpo ou do espaço de um modo pré-organizado. Porém as nossas emoções não podem ser resumidas apenas á essas reações automáticas Eles dependem também, de nossa capacidade de avaliação cognitiva, do processo Cognitivo pelo qual essas reações passam (processo de aquisição de conhecimento). Ao longo da historia o nosso organismo foi ficando casa vez mais complexo, com outros neurônios se interpondo entre o estímulo e a resposta. Assim hoje temos a capacidade de transformar as representações neurais em imagens que podemos interpretar e manipular, desse modo conseguimos fazer previsões das consequências de ações etc. Apenas quando o resultado da ativação dos padrões neurais(emoção ) se da como forma de imagens é que temos sentimento.