Emoções - introdução à psicologia - linda l. davidoff
EMOÇÕES - Resumo
1 – Conceituando
Segundo Linda L. Davidoff , as emoções são estados internos caracterizados por cognições, sensações, reações fisiológicas e comportamento expressivo específicos. Elas tendem a aparecer subitamente e ser de controle difícil. As emoções apresentam componentes subjetivos (cognições e sensações), fisiológicos e comportamentais (comportamento expressivo).
2 - A natureza das emoções
2.1 As primeiras emoções: As emoções aparecem logo após o nascimento. Muitas reações emocionais primitivas como o choro e o sorriso funcionam como mensagem, isso facilita a relação dos bebês com todos a sua volta.
2.2 A componente fisiológica das emoções: As reações fisiológicas são geradas a partir do sistema nervoso central (SNC), do sistema nervoso autônomo (SNA) e pelas glândulas endócrinas, cada um com papel diferenciado:
SNC – Seus circuitos despertam, regulam e integram as respostas feitas durante uma emoção.
SNA – Possui dois ramos: O sistema nervoso simpático, que assume quando surgem emergências, mobilizando os recursos do corpo para a ação. E o sistema nervoso parassimpático, que é mais ativo no estado de calmaria, como por exemplo, quando se está dormindo, comendo, ou se recuperando de uma enfermidade. Glândulas suprarrenais – Nas experiências despertadoras de emoção, estas glândulas liberam os hormônios adrenalina e noradrenalina. O padrão de resposta fisiológica de um indivíduo a certas emoções sofre influências da idade, do sexo, do uso de drogas, da dieta, da personalidade e do estilo combativo.
2.3 A componente subjetiva das emoções: Muitos psicólogos acreditam que o sistema nervoso simpático das pessoas reage de maneira semelhante para emoções diferentes, dependendo da interpretação das pessoas em uma situação