Emoçoes e motivaçoes - bem estar
Este trabalho pretende demonstrar, através da pesquisa de alguns estudos e artigos, a relação entre as experiências de emoções positivas e negativas e o bem-estar subjectivo e o julgamento de satisfação de vida.
Com o foco de localizar os temas abordados, introduzem-se o conceito e evolução do conceito de emoções e emoções positivas e negativas e o conceito de bem-estar e bem-estar subjectivo.
A relação encontrada entre a experiência de emoções positivas e o julgamento da obtenção de maior satisfação de vida são os que colaboram e alicerçam os fundamentos da psicologia positiva.
Palavras-chave: emoções, emoções positivas, emoções negativas, bem-estar, bem-estar subjectivo, psicologia positiva.
Introdução
No presente trabalho pretendeu-se pesquisar estudos que relacionem a experiência de emoções com o bem-estar.
Na primeira fase fala-se das emoções e dão-se visões da sua definição e evolução dos conceitos, de uma forma suave, de forma a localizar o assunto.
Na segunda fase aborda-se o conceito de bem-estar, dividindo-se em duas vertentes, o bem-estar subjectivo e o bem-estar psicológico.
Finalmente debate-se a relação entre o bem-estar subjectivo e a experiência de emoções positivas e negativas, de acordo com o resultado de estudos efectuados nesta área.
Emoção
Segundo uma definição mais recente e genérica, a emoção é um conjunto complexo de respostas químicas e neuronais, mediante um estímulo, formando um padrão distinto.
O resultado das mesmas (directa ou indirectamente) é a colocação do organismo à sobrevivência e ao bem-estar. (Damásio, 2003).
Muito tempo dedicado ao estudo das emoções, desde os clássicos gregos, originou uma série de teorias e definições do conceito de emoção, iniciadas pelas primeiras teorias somáticas (James, 1880), até às confirmações neurológicas (Damásio, 2003).
As investigações científicas mais recentes permitem relacionar as distintas emoções humanas através de um mapeamento neural do sistema límbico,