Emorragia
É a perda constante de sangue ocasionada pelo rompimento de um ou mais vasos sangüíneos (veias ou artérias).
TIPOS DE VASO SANGÜÍNEO LESADO
Na arterial, a saída de sangue acompanha os batimentos cardíacos. É qualificada fundamentalmente pelo sangramento em jatos de cor vermelho claro (rico em O2). É considerada mais séria que a hemorragia venosa, por possuir uma maior pressão sangüínea.
Na venosa, é identificado pelo sangue de cor vermelho escuro (rico em CO2), o sangramento contínuo, que escorre pelas bordas da ferida.
Capilar – ocasionada pela ruptura dos capilares venoso ou arterial e o sangue sai à semelhança de uma mina de água do fundo do poço.
Quanto à localização a hemorragia classifica-se em:
HEMORRAGIA INTERNA
Tornando - se mais grave, pois demora mais para aparecer os sintomas, acompanhe atentamente até a chegada de uma equipe especializada, pois não podemos ajudar muito e ela pode levar o acidentado rapidamente ao estado de choque.
É a que ocorre internamente, ou seja, não enxerga o sangue saindo, é mais difícil de identificar. Algumas vezes, pode exteriorizar-se, saindo sangue em golfadas pela boca da vítima. Podemos suspeitar de hemorragia interna através do Estado de Choque, no caso de um acidente.
SINAIS & SINTOMAS:
Pulsação acelerada ou fraca,
Pele fria e pálida,
mucosas na boca e dos olhos esbranquiçadas,
dedos e mãos (extremidades) arroxeados pela redução de circulação sangüínea e pela pouca irrigação sangüínea,
sede,
tontura, inconsciência
.
O QUE FAZER:
Deite a vítima de maneira que a cabeça fique mais baixa que o corpo, coloque compressas fria ou bolsa de gelo no local da hemorragia, não permita que a vítima tome líquidos, observe atentamente, pois o risco de parada cardíaca ou respiratória aumentam, a vítima precisa de atendimento médico com a maior urgência.
HEMORRAGIA EXTERNA
É aquela que é visível