Identificação de agentes ambientais
RISCOS FÍSICOS
VIBRAÇÃO: provocada pelo vibrador de concreto,
RUÍDO: serras circulares, vibrador de concreto e betoneira. Reduz a capacidade auditiva do trabalhador, a exposição intensa e prolongada ao ruído atua desfavoravelmente sobre o estado emocional do indivíduo com consequências imprevisíveis psicossomáticos.
RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE: operações de solda elétrica. Seus efeitos dependerão de fatores como duração e intensidade de exposição, comprimento de onda de radiação, região do espectro em que se situam e etc.
RISCOS QUÍMICOS
POEIRA: manipulação de cimento e cal; movimentação de terra em geral;
FUMOS METÁLICOS : pelo uso da solda elétrica.
Causadores em potencial de doenças profissionais devido à sua ação química sobre o organismo dos trabalhadores, podendo ser absorvidos pelas vias respiratórias, cutâneas (pela pele) ou através de ingestão.
Doenças:
Respiratórias (ex:silicose); devido ao desuso da máscara panorâmica.Deve ser utilizada pelos trabalhadores cuja função apresentar necessidade de proteção facial e respiratória.
De pele: pelo contato direto e diário com massa de cimento. O uso de luva de raspa, de PVC ou látex; calçado de segurança(botas impermeáveis) deve ser feito por todos os pedreiros.
RISCOS ERGONÔMICOS
Estes fatores podem produzir alterações no organismo e estado emocional dos trabalhadores, comprometendo a sua saúde, segurança e produtividade.
Postura incorreta;
Levantamento e transporte manual de pesos.
Neste caso, pode originar problemas como dores de cabeça nas costas, e outros problemas de saúde.
RISCOS BIOLÓGICOS
Água acumulada, devido à chuva, possibilitando a ploriferação de mosquitos.
RISCOS DE ACIDENTES
Queda de altura;
Pregos e “cocadas” espalhados pela obra.