FICHAMENTO DA 2ª UNIDADE DE HISTORIA MEDIEVAL

1330 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS-FAFIC
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA-DHI
DISCIPLINA: HISTÓRIA MEDIEVAL I
DOCENTE: PROF.ESP. JOÃO ARAÚJO
DISCENTE: FRANCISCO DE ASSIS SOUSA JUNIOR

FICHAMENTO DO TEXTO: DINÂMICA FEUDAL E CRISE GERAL; PERRY ANDERSON.

MOSSORO-RN
FEVEREIRO - 2014
1-“O feudalismo na Europa Ocidental, então, surgiu no século X, expandiu-se durante o século XI e atingiu o auge no final do século XII e no século XIII”. (pág- 177).
1.1- “As inovações técnicas que eram os instrumentos materiais deste aumento foram basicamente o arado de ferro para lavrar, os arreios firmes para tração eqüina, o moinho de água para a força mecânica, o adubo calcário para a melhoria do solo e o sistema de três campos para a rotação de semeaduras.” (pág- 178).
1.2- “É na dinâmica interna do próprio modo de produção- e não no advento de uma nova tecnologia, que foi uma de suas expressões materiais – que deve ser buscado o motor fundamental do progresso agrário.” (pág- 178).
1.3- “ As banalités foram profundamente odiadas durante toda a Idade Média e eram sempre um dos primeiros objetivos de ataques populares durante os levantes camponeses”. (pág- 179).
1.3.1- “ O modo de produção feudal que surgiu na Europa Ocidental geralmente permitia ao campesinato o espaço mínimo para aumentar a produção a seu dispor, dentro das severas restrições do senhorio. O camponês típico devia proporcionar rendas em trabalho na propriedade senhorial- muitas vezes até três dias por semana- e muitas obrigações adicionais; no entanto, ele estava livre para tentar aumentar a produção em sua própria faixa de terra no resto da semana”. (pág- 180).
1.3.2- “ A alta Idade Média foi marcada por uma firme disseminação do cultivo de cereais e uma mudança em direção à mais delicada plantação do trigo, que era essencialmente trabalho de um

Relacionados

  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas