Emilio de rousseau
A noção de liberdade no Emílio de Rousseau de Luiz Felipe Neto de Andrade e Silva Sahd, baseado no romance de Jean Jacques Rousseau, traz de forma clara e objetiva seu principio.
.A obra de Rousseau se desenrola a partir da ideia de que o homem nasce naturalmente bom, e se permanecer de fato livre, será pleno.
Para que o homem se desenvolva sob a perspectiva de liberdadde de Rousseau, é preciso que tenha por base a educação pela liberdade e a educação para a liberdade.
Essa liberdade se manifesta de diversas maneiras, como no meio físico, por exemplo, ela se identifica a partir da necessidade natural de movimento. Tal necessidade, se ignorada pode criar obstáculos no desenvolvimento.
Por isso, pode se dizer que uma educação de qualidade é aquela que respeita a liberdade física da criança.
Essa liberdade de movimento deve ser mantida, e por que não dizer estimulada, incentivada durante o crescimento, afinal todos os seus efeitos são benéficos.
Também pode ser considerada livre, a criança que é capaz de realizar a sua vontade, buscando meios por si só. O homem verdadeiramente livre só quer o que pode e faz o que lhe agrada, (Rousseau, 196ª, p 309).
Rousseau também nos faz refletir a respeito de cuidados que precisamos ter para não perder esta tão desejada liberdade.
Ele nos mostra como a sociedade corrompida cria falsas necessidades, chamadas por ele de fantasie. Submeter-se a essas faltas necessidades, torna o homem escravo.
Para que uma criança se desenvolva sob esta noção de liberdade, também se faz necessário oferecer um aprendizado sobre a necessidade e evitar as influências que a opinião dos outros podem trazer. É preciso que, como bons educadores, mostremos que na vida, nem tudo são flores, mas que todas as circunstâncias servem para um bom desenvolvimento, precisamos fazer da criança, desde cedo, senhoras das suas necessidades, e não o contrário.
Por fim, através da liberdade moral, a criança deve