emergências químicas, Biológicas e radioativas
Julia Honorato dos Santos
TRABALHO AVM
Rio de Janeiro/RJ
2013
1) Defina emergências químicas, Biológicas e radioativas:
Emergência Química
Uma emergência química pode ocorrer quando materiais sólidos, líquidos ou gasosos. Situação envolvendo produtos químicos, que pode de alguma forma, representar um perigo à saúde e segurança da população, tendo de ser tomadas intervenções imediatas. As emergências químicas podem gerar diversas consequências danosas a sociedade, destacando-se: Perda de vidas humanas; Impactos ambientais; Danos a saúde da comunidade; Prejuízos econômicos; Danos psicológicos à população; Desgaste da imagem da indústria e do governo.
Emergência Biológica
Bactérias, vírus e substâncias tóxicas produzidas por bactérias podem causar emergências biológicas. Podem ser espargidos no ar, contaminados em alimentos e água potável. Alguns tipos também podem ser disseminados por contato direto de uma pessoa para outra. Como se proteger, depende do tipo de germe, alguns germes, como o antraz e a varíola, não podem ser transmitidos de uma pessoa para a outra. As pessoas doentes podem ter que ser isoladas e as pessoas que foram expostas aos germes podem ter que ficar em quarentena. Para ajudar a impedir a propagação de doenças, você pode ser colocado em quarentena ou isolamento. Quarentena significa que você é mantido afastado das outras pessoas porque você foi exposto a uma doença infecciosa ou contagiosa, mas ainda não está doente. Isolamento é quando você é mantido afastado das outras pessoas porque está doente. Ambos são comuns durante uma emergência. Você também pode fazer isso voluntariamente, mesmo que ninguém tenha solicitado, para ajudar a deter a propagação da doença.
Emergência Radioativa
As emergências radiológicas são acidentes relacionados com fontes radioativas que envolvem a libertação de radiações ionizantes, exigindo uma resposta urgente por parte dos