Questionário sobre saúde
TRABALHO AVM-QUESTIONÁRIO
RIO DE JANEIRO
2013
1-Defina emergências químicas, biológicas e radioativas:
Emergência química é definida como um evento inesperado e indesejável envolvendo produtos químicos. Esses eventos podem afetar diretamente ou indiretamente o meio ambientes, as pessoas e sua propriedades necessitando assim de medidas de controle imediato.
As emergências químicas podem ocorrer de duas formas:
-A partir de eventos naturais: É causada por fenômeno da natureza, cuja maioria dos casos independe das intervenções do homem. Exemplos de eventos naturais são: terremotos, maremotos, furacões, entre outros.
-A partir de eventos tecnológicos: É gerada por atividade desenvolvida pelo homem, tais como os acidentes nucleares, vazamentos durante a manipulação ou transporte de substâncias químicas, entre outros.
As emergências químicas geram muitas consequências à sociedade, entre tantas podemos destacar:
-Perda de vidas humanas;
-Impactos ambientais;
-Danos à saúde da comunidade;
-Prejuízos econômicos;
-Danos psicológicos à população;
-Desgaste da imagem da indústria e do governo.
O primeiro passo para a prevenção das emergências químicas deve ser a identificação e a avaliação dos riscos em que a região possa estar exposta, e com isso possam ser desenvolvidas ações para a redução desses riscos.
Para o controle das emergências químicas deve haver também um planejamento de um sistema para atendimento que deve ser desenvolvido por um grupo de trabalho formado por especialistas das diferentes áreas evolvidas.
A prevenção das emergências químicas e a minimização dos seus impactos, só poderão ser realizadas por meio da elaboração de um sistema adequado que deverá ser atualizado sempre, tendo como objetivo:
a. Preservar a vida humana;
b. Evitar impactos significativos ao meio ambiente;
c. Evitar ou minimizar as perdas materiais.
As emergências químicas ocorrem na maioria das vezes de forma inesperada causando