embriologia
Ovócito II- célula germinativa feminina produzida no ovário em idade gestacional e na puberdade elas se diferenciam. Produzida uma por mês.
Espermatozoide – célula germinativa masculina produzida dentro dos testículos pra ser mais exato nos túbulos seminíferos. Começam a ser produzidos na puberdade.
Zigoto – célula formada pela união do ovócito II com o espermatozoide (inicio de um novo ser humano).
Clivagem- processo de divisão mitótica. Divisão do zigoto não há aumento de massa só aumento o numero de células (blastômeros).
Feto a partir da 9° semana.
FORMAÇÃO DO GAMETA FEMININO.
Corpo lúteo- responsável por manter os níveis de progesterona (o hormônio que favorece a gestação) elevados durante todo o período evitando a descamação do endométrio uterino.
Inicia-se com o folículo primordial camada única de célula folicular e no centro se localiza o ovócito. Quando o processo de amadurecimento é iniciado as células foliculares se alargam formando uma lamina em torno do ovócito, então por isso chama folículo primário uni laminar.
A partir do momento que essas células são colocadas em camadas elas começam a produzir/secretar um liquido e esse liquido vai começar a fazer com que a células da granulosa se disponham em um único polo, além do surgimento do antro (espaços), também há uma organização das células que antes era do estroma formando duas camadas: a teca externa e a teca interna que vai estar em contado bem próximo com as células da granulosa. Estagio de folículo antral que é um estagio anterior ao folículo maduro.
Folículo maduro ou graaf pode –se observar com nitidez o antro muito bem formado as células da granulosa bem disposta nas periferias em contato com a teca interna, em torno do ovócito se formou uma camada de células chamada corona radiata que é ligada a células da granulosa.
FORMAÇÃO DO GAMETA MASCULINO.
Primeira camada de células a mais periférica é a espermatogônia (célula reprodutora masculina