Embriologia
Disciplina de Embriologia
Material organizado e elaborado pela professora LUZMARINA
HERNANDES
GAMETOGÊNESE
Os gametas são os veículos de transferência dos genes para as próximas gerações. A gametogênese é o processo de formação dos gametas masculino (espermatogênese) e feminino (ovogênese ou ovulogênese) e pode ser caracterizada por três etapas distintas denominadas (1) multiplicação, (2) crescimento e (3) maturação, que se diferenciam em vários aspectos na espermatogênese e na ovogênese.
A gametogênese ocorre nas gônadas, os ovários, no sexo feminino, ou nos testículos, no sexo masculino. Neste local as células germinativas masculina e feminina devem passar por sucessivas divisões mitóticas e meióticas para formar um gameta maduro (óvulo e espermatozóide), ambos com a metade do número de cromossomos da espécie.
Aparelho reprodutor masculino e gametogênese masculina
(espermatogênese)
O aparelho reprodutor masculino é constituído pelos (a) testículos,
(b) vias genitais e (c) glândulas acessórias (Figura 1).
As gônadas masculinas, os testículos, são em número de dois, e se localizam no interior do escroto. Cada testículo (Figura 2) é constituído por uma cápsula de tecido conjuntivo, a túnica albugínea, da qual partem septos que dividem o órgão em compartimentos menores os lóbulos testiculares.
Cada lóbulo contém de um a três túbulos enovelados, os túbulos seminíferos. No interior dos túbulos se localizam as células da linhagem germinativa em diversos estágios de maturação: espermatogônias, espermatócitos primários, espermatócitos secundários, espermátides e espermatozóides e as células de Sertoli, que sustentam fisicamente,
Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)
nutrem as células da linhagem germinativa e fagocitam restos celulares resultantes da espermatogênese (Figura 3a). As células de Sertoli são as únicas células somáticas do epitélio dos