SISTEA FIXO
Casa de Eventos Metroplaza
Introdução A Casa de Eventos Metroplaza, dispõe de Sistemas preventivos fixos como determina a legislação brasileira, em especial a NR23. E é na observância dessa norma regulamentadora que realizo a minha Analise.
Desenvolvimento
A Casa de Eventos citada possui Saídas de Emergência, portas com barra anti-pânico “Push”, que é um importante dispositivo de segurança, que deve estar presente em locais em que a circulação de pessoas seja igual ou superior a 50. Abre-se com facilidade e para o exterior do local. As escadas do local são de concreto, material incombustível, resistente ao fogo. Mas algo deve ser observado, a iluminação das mesmas é externa e ligada à eletricidade, e será desativada em caso de incêndio. E pelo que observei as luzes são revestida de um material altamente combustível, o que não posso afirmar, pois tive uma visão geral e diga-se rápida do local inspecionado. A Casa de Eventos também dispõe de Sistema de Alarme eficaz, com botões de acionamentos em todas as áreas comuns dos acessos, em locais visíveis, e lacradas com vidro, facilmente quebrável. Após acionado, uma sirene de alerta emite um som distinto em tonalidade e altura, como determina a NR23, setas iluminadas e indicadoras, apontam para o local de saída.
Possui também uma rede hidráulica fixa com pontos de tomadas de água distribuídos nos pavimentos da Casa de Eventos Metroplaza. Em cada ponto de saída é conectado uma mangueira, um esguicho regulável e uma válvula de acionamento do sistema hidráulico. Esse equipamento é acoplado à parede, onde a mangueira fica enrolada facilitando e agilizando o uso em caso de emergência.
Conclusão
A referida Casa de Eventos possui os requisitos mínimos para seu funcionamento. No entanto é preciso observar algumas questões em aberto, tais quais: