Embriogênese animal
R: O ritmo das mitoses depende da quantidade e distribuição de vitelo no óvulo fecundado. De um modo geral, é mais lento na região em que se concentra maior quantidade de vitelo, que corresponde ao polo vegetativo.
No estágio final da gástrula, pode ou não aparecer um terceiro folheto embrioário, quando este aparece dizemos que estes animais são triblásticos, quando não aparece, diblásticos. Nomeie de acordo com o texto do livro, os três folhetos embrionários dos animais triblásticos e o que cada um deles formará.
Triblásticos são animais que possuem três tipos de tecidos: ectoderme, Mesoderme e endoderme.
Os animais triploblásticos podem ser classificados em 3:
Acelomados: o espaço situado entre a endoderme e a ectoderme é totalmente ocupado por um tecido originado da mesoderme, o mesênquima. Exemplo: Platelmintos.
Pseudocelomados: a cavidade que formaria o celoma não é totalmente revestida pela mesoderme (é revestida pela mesoderme e pela endoderme). Exemplo: Nematelmintos.
Celomados: a mesoderme reveste totalmente a cavidade situada entre a endoderme e a ectoderme, formando o celoma. Exemplo: Cordados.
Os vertebrados desenvolvem estruturas especiais de importantes para a vida do embrião entre elas o alantoide e o âmnio. Explique qual a função destes anexos.
R: Alantoide: origina-se do tubo digestório e tem a forma de uma bolsa alongada. Atua como órgão respiratório e excretor do embrião. Regride nos mamíferos.
Âmnio: é um saco membranoso cheio de líquido que envolve todo o embrião. Tem função protetora contra choques mecânicos e defesa contra a dessecação.
Ao nascerem, os animais podem ser semelhantes aos adultos ou bem diferentes deles, a isso podemos dizer se o animal possui desenvolvimento direto ou indireto.