Embriogenese
TRABALHO DE BIOLOGIA
Disciplina: Biologia
Professor: Humberto Passarelli
Data de entrega: 17/08/2011
Grupo: Marcella Braga, Mateus Guerra, Paula Giberti e Rafael Quintero
Dedicatória
“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.”
(Johann Goethe)
Introdução
O tema do trabalho foi o desenvolvimento embrionário partindo de um simples ovo para a nêurula. A embriogênese é o processo através do qual o embrião é formado e se desenvolve. Começa no momento da fertilização do óvulo, que a partir de então se passará a chamar de zigoto. O zigoto sofre rápidas divisões mitóticas sem que haja um grande aumento de crescimento (processo denominado de clivagem e diferenciação celular), levando por fim ao desenvolvimento de um embrião. Este processo ocorre tanto em plantas como em animais, mas este artigo tem enfoque nas particularidades dos diferentes grupos animais.
O objetivo do trabalho é a pesquisa sobre esse tema para facilitar o entendimento do assunto, através de uma forma dinâmica (uso de massinhas).
Desenvolvimento
O uso das massinhas para montar o desenvolvimento embrionário foi fundamental para o fácil entendimento do assunto, através de uma forma mais dinâmica, interativa e descontraída.
Após a formação do ovo, ocorre sua divisão até a formação da mórula que é o primeiro estado de desenvolvimento do embrião dos animais começa a formar uma cavidade central cheia de líquido, denominada blastocele e passa a chamar-se blástula.
A blástula é o segundo estado de desenvolvimento do embrião dos animais, com mais de 64 células e uma cavidade central chamada blastocélio. É nesta fase que ocorre a nidação. Os blastômeros saem da porção central e migram para a porção mais externa,deixando o centro vazio(oco).
A gástrula é a terceira fase do