Embratel
1- INTRODUÇÃO
1.1 – PROBLEMA
Cada vez mais as organizações estão tomando consciência de que seus diferenciais estão nas pessoas. E a obtenção de resultados positivos depende dos seus talentos individuais.
Atualmente, o desafio do mundo empresarial é encontrar ou elaborar, e integrar estratégias para garantir a satisfação e motivação dos colaboradores e para um melhor desempenho de ambas as partes.
A Embratel utiliza diversas ferramentas para reter seus talentos, visto que sua área de atuação é uma das mais competitivas. O que realmente motiva são ações que promovam o desenvolvimento, o bem-estar, o reconhecimento, a qualidade de vida, o crescimento, ou seja, elementos que tragam a felicidade, e não mais apenas a remuneração e o pacote de benefícios oferecidos.
Os valores quantificados na remuneração, nos benefícios e nos incentivos de curto e longo prazo já não são um diferencial, pois são valores que podem facilmente ser copiado por outras empresas. Porém são os valores agregados que não podem ser mensurados, ou copiados, que criam uma vantagem competitiva, além de fidelizar as pessoas.
Pergunta-se:
Que ações intangíveis podem ser implementadas pela organização a fim de reter talentos, em nível de valor relacionado a...?
• Qualidade de Vida
• Comunicação e Relacionamento
• Reconhecimento e Desenvolvimento aliados ao orgulho de pertencer à empresa.
1.2 – HIPÓTESE
A Embratel, como forma de motivação para seus funcionários, deveria usar uma ferramenta estratégica como: ‘ Um Processo de Manutenção de Pessoas’, no qual seria analisada a Compensação e a Produtividade que acarretará em Planos de Carreira e Sucessão.
2-DESENVOLVIMENTO
As teorias sobre motivação eram baseadas a partir da remuneração do funcionário, porém, cada vez mais se acentua a preocupação da parte do colaborador em manter seu emprego do que na sua própria remuneração.
O novo cenário do mundo empresarial exige um perfil de liderança diferente dos