Em que consiste avaliar
Partimos da premissa que não são todas as empresas que apresentam uma tradição voltada para a valorização do empregado, não estando disposta a ampliar ações de qualificação para a conquista de um melhor desempenho. O que preocupa é a evolução destes dentro de uma corporação.
Sabemos que o desenvolvimento de carreiras esta intimamente ligada ao investimento e avaliação. Sendo a avaliação uma das principais etapas do processo de desenvolvimento do funcionário, uma vez que constitui diretrizes estratégicas para alcançar um progresso de ambos. Se a avaliação for bem utilizada irá gerar total garantia para o gestor tomar decisões e seguir na determinação dos alvos mais audaciosos para os profissionais, pois conhece os pontos fracos e fortes de cada um.
Ao trabalharem juntos o gestor e os empregados estarão fortalecendo cada vez mais seu relacionamento e transformando-os em uma equipe que trabalharão em comum acordo na direção de uma mesma meta. Em certas situações acredita-se ter funcionários sem eficiência, mas quando avaliados é descoberto habilidades e uma capacidade incrível para determinados cargos. Esta forma de avaliar é constatada como uma ferramenta essencial para aumentar a produtividade e cumprimentos de metas, pois tende a aperfeiçoar o desempenho do funcionário proporcionando informações e oportunidades para um crescimento na carreira deste profissional, assim também a empresa terá benefícios. É verificado minuciosamente o rendimento de cada um sendo feita uma avaliação sistemática da produtividade. É nítido a satisfação do trabalho tendo eles maiores compromisso com a organização, sendo que esta também é tida como uma fonte de eficácia motivacional.
Esta avaliação de desenvolvimento é essencial para a segurança e crescimento de uma empresa, verificando o resultado do trabalho realizado dos funcionários, se está em consonância com aquilo que foi planejado ou não. A empresa será “possuidora” de profissionais adequados