Em escala global
Nesse sentido, procura-se atualmente formas mais sustentáveis de se trabalhar na agricultura objetivando-se, não apenas o equilíbrio dos espaços naturais, como também alimentos mais seguros (livres de agrotóxicos). Nesse contexto, a Agroecologia surge como uma ciência capaz de conciliar o crescimento econômico com a sustentabilidade das pessoas nela inseridas, oportunizando benefícios para o meio ambiente como: fertilidade do solo, reciclagem de nutrientes, conservação da biodiversidade, etc.
Esta ciência, promove as bases teóricas e práticas para uma produção mais sustentável, como no caso das hortaliças, subsidiando conhecimentos e metodologias necessárias para desenvolver uma agricultura que seja ambientalmente consistente, altamente produtiva e economicamente viável.
O sistema agroecológico dispensa o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos sintéticos, agressivos à saúde e ao meio ambiente. “Procura uma interação entre o agricultor e consumidor, de forma que atenda às necessidades das partes envolvidas e fomente a coresponsabilidade”
(PENTEADO, 2007). Para esse autor, no entanto, “Instalar uma horta saudável, não consiste some
Tecnicas de irrigação por gotejamento
Na irrigação por gotejamento, a água é aplicada de forma pontual através de gotas diremente ao solo. Estas gotas, ao infiltrarem, formam um padrão de