Em busca da autonomia: a importância do brincar na alfabetização infantil.
RESUMO
Durante a infância a criança encontra um mundo de possibilidades que se fazem presentes ao seu redor. É neste momento que ela internalizará seu aprendizado, por meio de suas vivências. O contato com o mundo exterior estabelecerá uma série de aprendizados, que serão de fundamental importância para o seu desenvolvimento nos aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais. Sendo o brincar uma atividade extremamente rica, despertou certo interesse pela escolha deste tema. Buscando um conhecimento mais complexo do significado do “Brincar” e da “Autonomia” para a criança, pelo fato de perceber a importância deste ato em sua vida e como este pode levar à autonomia, saindo de uma definição do senso comum, expandindo para uma definição mais científica. Procurou-se pesquisar as diferentes formas de pensar de diferentes autores, a fim de fundamentar de forma adequada o estudo, com base nas teorias de Piaget e Vygotsky. Este tema foi escolhido devido ao interesse de uma aproximação de conceitos que explicassem de maneira mais contextualizada a importância do ato de brincar e o quanto esta ação é significativa na vida das crianças.
Palavras-chave: Infância; Criança; Brincar; Autonomia; Piaget; Vygotsky.
1 INTRODUÇÃO
Durante a infância a criança se depara em um mundo de possibilidades que se fazem presentes ao seu redor. É neste momento que ela internalizará seu aprendizado, por meio de suas vivências. O contato com o mundo exterior estabelecerá uma série de aprendizados, que serão de fundamental importância para o seu desenvolvimento nos aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais.
Sendo o brincar uma atividade extremamente rica, despertou certo interesse pela escolha deste tema. Buscando um conhecimento mais complexo do significado do “Brincar” e da “Autonomia” para a criança, pelo fato de perceber a importância deste ato em sua vida e como este pode levar à autonomia, saindo de uma definição do senso comum, expandindo para uma definição