Negocio de trabalho
Ana Luíza Patuzzi2 Professor Ms. André Ricardo Gonçalves Dias3
FACULDADES FACEL Curso de Pós-Graduação em Gestão na Educação e Alfabetização e Letramento Outubro 2010
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo investigar o lúdico na alfabetização para constatar os benefícios que o mesmo traz para a construção do conhecimento, pesquisando situações em que o lúdico é utilizado na escola como facilitador da aprendizagem para que as aulas possam ser mais interessantes e agradáveis. As crianças aprendem de muitas maneiras e com base em diferentes recursos: convivendo com os colegas, se comunicando com adultos e descobrindo seus limites em situações formais e informais é preciso perceber que a aprendizagem gera conflitos, exige que a criança fique instigada a buscar respostas aos problemas apresentados, aprender não é fácil, o que precisa trazer prazer é a satisfação de aprender, evoluir e se apropriar do conhecimento, logo a importância do lúdico no processo ensino-aprendizagem. Houve a pesquisa junto aos professores investigando se acontece o lúdico na sala de aula e de que maneira, se ele contribui ou não para o processo de alfabetização. Concluiu-se que o lúdico introduz a criança de forma gradativa, prazerosa e eficiente no universo sócio-histórico-cultural, abre caminhos e embasa o processo de ensino/ aprendizagem favorecendo a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade.
PALAVRAS-CHAVE: Lúdico. Criatividade. Prazer. Aprendizagem.
1. INTRODUÇÃO A criança aprende de muitas maneiras e com base em diferentes recursos: convivendo com os colegas, se comunicando com adultos e descobrindo seus limites em situações formais e informais.
1
Artigo Científico apresentado como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Gestão na Educação e Alfabetização e Letramento. 2 Pós-Graduando no curso de Gestão na Educação e Alfabetização e