Elliott erwitt
1) Elliott Erwitt é filho de imigrantes russos, nasceu no dia 26 de julho de 1926 na França- Paris. Estabeleceu-se nos EUA desde 1941. Estudou fotografia e cinema na Los Angeles City College e New School for Social Research , terminando a sua formação em 1950.No mesmo ano, trabalhou como fotografo para o exercito americano.
2) Começou sua carreira como fotógrafo freelance* e fez trabalhos para revistas Collier’s, Look, Life e Holiday. Em 1953 entrou na agência Magnum a convite de um de seus fundadores, Robert Capa, o que lhe permitiu tirar fotos pelo mundo todo. Também em 1953 o fotografo casou-se pela primeira vez. Sete anos depois (em 1960) divorciou-se e sua casa pegou fogo, queimando grande parte de seus negativos.
3) Erwitt é conhecido principalmente por suas fotos em preto e branco compostas por ironia, situações fora do comum, cachorros, outros animais e suas “relações” com o ser-humano .
4) Outra característica de sua fotografia são as sequências, fruto de sua formação cinematográfica, de um olhar contínuo, que observa, acompanha e registra.
5) Erwitt fotografou, também, rostos conhecidos como Marilyn Monroe.
6) E Che Guevara.
7) Em 1961, visitou Brasília:
8) Da série de fotos feitas por Erwitt em museus que gerou um livro: Château de Versailles, em 1975.
9) Desde 1970, ele dedicou grande parte de sua energia na direção de filmes. Seus longas-metragens, comerciais de televisão e documentários incluem “Arthur Penn: The Director” (1970), Beauty Knows No Pain (1971), Red, white and Bluegrass (1973) e o premiado Glassmakers of Herat(1977 ). Ele foi, também, creditado como Operador de Câmera de “Gimme Shelter” (1970), e trabalhou para o filme “Bob Dylan: No Direction Home” (2005) e “Get Ya Ya’s Out Yer (2009).
10) “Nada acontece quando você fica em casa. Eu sempre faço disso uma razão para carregar a câmera comigo todo o tempo… Eu só fotografo o que me interessa naquele momento”.
– Elliott Erwitt