Trabalho história
Página - 113
1. Qual o significado da aliança entre Carlos Magno e a Igreja?
R: proteger um soberano poderoso e cristão que possibilitasse a expansão do cristianismo
2. Explique a seguinte afirmação do texto: “Na era de Carlos Magno consolidou – se o processo de fusão entre o desejo romano de um império mundial, a realização intelectual greco – romana , da preocupação cristã com a salvação entre outro mundo e os costumes dos povos germânicos”.
R: Carlos Magno não estava a fim de perder sua cultura e costumes do seu povo germânico, isso foi definido como Renascimento Carolíngio.
3. Explique o processo de fortalecimento do poder do local após a morte de Carlos Magno.
R: Houve a divisão do império co, o Tratado de Verdum mas isso num ajudo muito império, por isso os proprietários de terras transformaram seus domínios em unidades autônomas os condes passaram a considerar como propriedade sua a terra que administravam e defendiam para o rei.
4. Por que os francos podem ser considerados os fundadores da nova Europa?
R: Porque eles foram eles que dividiram toda a Europa...
Página 114
1. Segundo o texto, como o Ocidente enxerga os árabes?
R: Como um povo associado à libidinagem ou à desonestidade sedenta de sangue, degenerado, supersexuado, capaz, é claro, de intrigas astutamente tortuosas...
2. Qual seria o grande medo Ocidental com relação aos árabes?
R: De que os muçulmanos (ou árabes) tomem conta do mundo.
3. Analise os preconceitos contidos na seguinte passagem: “A religião muçulmana, chamada de Islã, começou no século VII. Foi iniciada por um rico negociante da Arábia, chamado Maomé. Ele alegava ser um profeta .Encontro seguidores entro os outros árabes . Disse a ele que haviam sido escolhidos para governar o mundo”.
R: Essas idéias grosseiras são apoiadas, e não contrariadas, pelo acadêmico que se ocupa do estudo do Oriente
4. Os árabes