Elevação Artificial
PÓS-GRADUAÇÃO EM PETRÓLEO E GÁS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO I
MÉTODOS DE ELEVAÇÃO ARTIFICIAL
RODRIGO SINI
Turma 07
SANTOS
2010
1 - INTRODUÇÃO
Segundo [Thomas 2004], o caminho do petróleo, desde as pesquisas para sua descoberta até sua chegada a uma refinaria envolve inúmeros especialistas tais como: geólogos, geofísicos e engenheiros.
Até ser colocada em produção, uma jazida passa por etapas como: perfuração do poço de petróleo, avaliação das rochas perfuradas e estimativas da potencialidade econômica da eventual descoberta, a completação do poço, ou seja, instalação dos equipamentos necessários para colocar o poço em produção, estudos da jazida e projetos de drenagem do petróleo com maior produtividade e menor custo, técnicas de elevação do petróleo do subsolo até a superfície e o tratamento e condicionamento do petróleo produzido para transferência para a refinaria, tratamento dos efluentes e controle do meio ambiente [Almeida 2006].
A fase de extração do petróleo começa após a avaliação da extensão da jazida. Em cada poço é introduzida uma tubulação de aço na superfície até o fundo, chamada de revestimento. Os fluidos que migram da rocha geradora são extraídos através de uma coluna de produção - tubulação de menor diâmetro introduzida no revestimento, enquanto que o controle da vazão espontânea desses fluidos é realizado pela árvore de natal – nome dado ao equipamento composto por um conjunto de válvulas instalado na superfície do poço. A elevação natural ocorre quando a pressão do reservatório é suficientemente elevada, e os fluidos nele existentes alcançam livremente a superfície. Os poços que produzem desta forma são denominados de poços surgentes.
Quando a pressão do reservatório é relativamente baixa, os fluidos não alcançam a superfície sem que sejam utilizados meios artificiais para elevá-los. O mesmo ocorre no final da vida produtiva por surgência ou quando a vazão do poço está muito abaixo do