eletrônica industrial
Figura 1 – SCR em CC
Figura 2
Tensão LED
Tensão na carga
Tensão SCR
Calculado
1.4 V
3.42 V
7.5 V
Medido
1.41 V
3.56 V
7.58 V
Tabela 1
De acordo com a simulação da figura 2 e os valores da Tabela 1, foi observado que o LED não acende, pois os valores de tensão e corrente de gatilho, são inferiores ao valor mínimo necessário para o disparo do SCR. Os valores mínimos são determinados de acordo com o modelo do componente e seu aspecto construtivo peculiar.
Para fins comparativos, alterou-se o valor da fonte de tensão contínua no simulador MULTISIM, para 45 V , somente acima desse valor, observamos o acendimento do LED devido a obtenção de tensão e corrente mínimas para o disparo do SCR conforme mostrado abaixo na figura 3.
Figura 3
Tensão LED
Tensão na carga
Tensão SCR
Calculado
1.86 V
42 V
0.6 V
Medido
1.9 V
42.4 V
0.8 V
Tabela 2
PROCEDIMENTO 2: Comparador com A.O. e SCR
O circuito da figura 2 é um comparador, isto é, a saída será alta (+9V) se V+>V- e será baixa (-9V) se V+<V-. A tensão na entrada não inversora é fixada em metade da tensão da bateria, mas a tensão na entrada inversora depende do valor de Rv que na pratica pode ser um potenciômetro, um LDR, um fototransistor, um NTC, um PTC ou qualquer dispositivo cuja resistência possa ser variada quando uma grandeza física varia. O objetivo é construir um alarme associado à grandeza física em questão (luz, temperatura, posição, etc).
1. Monte o circuito da Figura 4.
2. Meça a tensão na entrada “não inversora” e anote na tabela 3.
3. Meça a tensão na entrada “inversora” e anote na tabela 3.
4. Ajuste o potenciômetro para que a tensão na entrada inversora seja levemente maior do que a tensão na entrada não inversora, nessas condições a saída do AO é negativa e o SCR deve estar cortado (caso o LED esteja aceso, reset o SCR usando a chave CH).
5. Varie lentamente o