Eletrônica industrial
TEMA: Resumo de Todas as Aulas Vista Entre o Período de 24/10 a 19/12/2012
Circuito Integrado 555 e 741
NOME: Carlos Vandeveldo S. Gomes
CURSO: Eletrotécnica
TURNO: Noite
PROFº: Murilo
Niterói, 19 de dezembro de 2012
Com base nas informações vistas na disciplina eletrônica industrial II, vimos que, podemos montar um circuito no qual movimentaríamos um carrinho de brinquedo através de um foco de luz no sensor chamado LDR, o mesmo funciona mediante a uma determinada rajada de luz aplicada sobre o LDR diminuindo assim sua resistência.
Aprendemos também a montar um circuito usando-se como base principal um Protoboard (Placa com furos e conexões condutoras para montagem de circuitos elétricos experimentais.) ligado a componentes eletrônicos tais como: Circuito Integrado 555 e/ou 741, SCR, Relé, TRIAC, Transistores, Capacitores, Diodos entre outros.
Estudamos com ênfase nos principais circuitos integrados tais como: circuito 555 e 741, conforme sequencia dada em sala de aula, começaremos a falar um pouco sobre o circuito integrado 555, tendo como característica principal Oscilador. Ainda falando do circuito 555 podemos relacionar uma série de aplicações, dentre elas: Oscilador de Áudio Básico, Inversor, Oscilador Intermitente, Temporizador Simples, Temporizador Duplo, Sensor Jato-Elétrico entre outros. O que vimos nas aulas do professor Murilo foi apenas uma pequena parte do que pode ser feito com base no circuito integrado 555, o potencial de um circuito integrado que pode ser encontrado com facilidade e a custo muito baixo, pode ser muito importante seja nos projetos de uso pessoal quanto a projetos industriais.
Vimos também um poderoso circuito integrado chamado 741, o 741 na verdade funciona como Amplificador Operacional, o 741 exige uma fonte de alimentação simétrica e seu funcionamento pode ser resumido da seguinte