Resumo endomarketing
Endomarketing caracteriza-se como um processo gerencial, cíclico, continuado e em direção a um determinado propósito da organização, que é integrado aos demais processos da empresa, funcionando, dessa maneira, como um catalisador à consecução de metas.
Endomarketing como "Gestão de Marketing Interno": objetivo principal, promover a motivação das pessoas por seu trabalho, obtendo seu comprometimento com os objetivos estratégicos da empresa. Uma forma mais pragmática de ver o papel do marketing interno, os colaboradores mais comprometidos terão maior produtividade, por consequência, a empresa afere melhores lucros e resultados.
Definição: ações gerenciadas de marketing eticamente dirigidas ao público interno
Conceito: processo cujo foco é alinhar, sintonizar e sincronizar, para programar e operacionalizar a estrutura organizacional de marketing da empresa ou organização.
Objetivo: facilitar e realizar trocas, construindo lealdade com o público interno, compartilhando objetivos empresariais.
Função: integrar a noção de “cliente” e seus valores, com recursos de B2E, ERM, branding interno nos processos internos da estrutura organizacional.
B2E
Definida como “Business-to-Employees” – ou atividades/negócio para funcionários.
ERM
O ERM - Employee Relationship Management é um sistema que procura facilitar aos colaboradores o melhor desenvolvimento das suas tarefas, a sua interação de esforços para que a empresa atinja os seus objetivos. É, uma estratégia empresarial que visa a eficiência dos seus recursos humanos.
Branding Interno
O Branding Interno é uma das atividades da equipe de comunicação interna e deve refletir a visão, a missão e os valores da empresa. É um processo que permite estabelecer um laço afetivo entre a Marca e as pessoas da organização.
Definição de Endomarketing: “Ações gerenciadas” - requerem planejamento, com definição de prioridades e objetivos, com enfoque mercadológico (“marqueteiro”)
Conceito: