ELETRÔNICA INDUSTRIAL
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PAROBÉ
DEPARTAMENTO DE ELETROTÉCNICA
ELETRÔNICA INDUSTRIAL
NOTAS DE AULA
Prof. Flaviano Ribeiro Barreto
1
Semicondutores
Os materiais, quanto a sua capacidade de conduzir maior ou menor quantidade de corrente, classificam-se em:
Condutores – possuem uma quantidade muito grande de elétrons livres.
Semicondutores – possuem uma quantidade intermediária de elétrons livres.
Isolantes – possuem uma pequena quantidade de elétrons livres.
Os materiais semicondutores mais utilizados na fabricação dos componentes eletrônicos são o germânio e o silício que têm as seguintes características:
-Possuem quatro elétrons na última camada (camada de valência).
-Ligam-se entre si através de ligação química chamada covalente.
-Formam uma estrutura cristalina geométrica tetraédrica.
-O germânio possui 32 elétrons na sua eletrosfera e o silício tem 14 elétrons.
Estes materiais são encontrados na natureza na forma de óxidos e misturados a outros materiais. Para serem usados na fabricação de componentes eletrônicos, devem primeiramente ser levados a um altíssimo grau de pureza e a sua estrutura cristalina tornada mais regular possível por processos físicos e químicos.
Para facilitar sua representação, vamos usar uma figura simplificada que, genericamente representa um átomo de germânio ou de silício. O círculo central representa o núcleo propriamente dito do átomo e os elétrons das órbitas mais internas, menos os quatro elétrons da órbita de valência. Quando nos referirmos à carga do próton ou do elétron, por questões de simplicidade, vamos considerar uma carga relativa +1 para o próton ao invés da carga de +1,6x10-19C para o próton e uma carga relativa -1 para o elétron ao invés da carga de 1,6x10-19C. Conseqüentemente, este “núcleo” tem uma carga líquida mais quatro. A eletrosfera simplificada representa somente os elétrons da órbita de valência, com carga líquida menos quatro.
2
Para