Eletrônica Industrial
Nome:
Curso:
Período:
Prof.:
Disciplina: Eletrônica Industrial
Fortaleza, maio de 2013.
Índice
Introdução
Este projeto irá mostrar que a partir de circuitos simples podemos projetar outros mais complexos. É só ter um pouco de criatividade e conhecimento. Esta experiência engloba vários circuitos os quais foram estudamos separadamente no decorrer desta disciplina, mas que foram juntados com uma sequência lógica para termos os resultados desejados.
Objetivo
O objetivo do circuito um é fazer com que a lâmpada oscile por dez segundos e apague posteriormente. Já no circuito dois o objetivo esperado é ligar a lâmpada através de uma chave acionando um dispositivo específico (que será apresentado no decorrer do trabalho) que irá fazer com que a carga permaneça acesa mesmo abrindo a mesma chave usada para acendê-la.
Princípio de funcionamento
A seguir, serão explicados os princípios de funcionamento de cada elemento do circuito.
1. Transformador
O transformador modificou a amplitude da tensão alternada de 220V, diminuindo-a para 12V.
2. Retificador em ponte com filtro capacitivo
O circuito retificador em ponte retificou a tensão alternada do secundário do transformador em corrente contínua pulsante. O capacitor fez com que o sinal pulsante do circuito retificador ficasse o mais próximo possível de uma tensão contínua constante. No semiciclo positivo, D1 e D3 conduziram e, D2 e D4 funcionaram como uma chave aberta. Durante o semiciclo negativo D2 e D4 conduziram e, D1 e D3 funcionaram como uma chave aberta.
3. Regulador de tensão
O regulador de tensão LM7805 manteve a tensão de saída constante (estabilizada) em 5V mesmo com as variações na tensão de entrada.
4. Fototransistor
O fototransistor teve a função de acionar o circuito, como se fosse uma chave, ao ter incidido luz sobre ele, havendo assim uma