Eletróquimica
Oxidação e redução
Eletronegatividade: Capacidade de receber elétrons. Eletropositividade: Capacidade de doar elétrons. Oxidação: “Doação de elétrons”. Redução: “Recepção de elétrons.
NOX
Número de Oxidação, é a quantidade de elétrons que um átomo pode doar ou receber de determinado elemento, seguindo os critérios de eletronegatividade.
Fila da eletronegatividade F > O > N > Cl > Br > I > S > C > P > H > metais Fluxo dos elétrons
F
I
NOX
O número de elétrons que flui de um átomo para outro é o NOX. Determinando o NOX.
NOX=-2
O
NOX=+1
H
H
NOX=+1
O Oxigênio por ser mais eletronegativo que o Hidrogênio, “puxa” os elétrons para ele, o número de elétrons que fluem consistem no NOX.
Reação Redox (Oxidação- Redução)
Determinando o NOX: 1) Para substâncias simples: NOX= 0 EX: H20, O20, S80, P40, Al0, Na0, Ca0
2) Metais alcalinos e Ag, NOX= +1 (Li, Na, K, Rb, Cs, Fr) Ex: Na1+Cl1-; K31+PO4 3) Metais alcalinos terrosos Zn e Cl: NOX= +2 (Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra) Ex: Mg2+SO4; Ca2+(PO4)2
Reação Redox (Oxidação- Redução)
Elementos de carga fixa: Hidrogênio (H): Sempre +1 Exceto nos Hidretos metálicos, sempre -1 Oxigênio (O): Sempre -2 Exceto nos peróxidos, sempre -1 Halogênios (F, Cl, Br, I), quando figuram á direita NOX= -1 Calcogênios: (S, Se e Te), quando a direita NOX=-2 Al, NOX= +3 Soma de todos os NOX de uma substância neutra é igual a Zero Íon simples NOX igual a sua carga. Íon composto carga igual ao somatório das cargas.
Fluxo de Elétrons
Os dois elétrons que o Zinco libera fluem pelo fio e chegam até o Cobre que precisa de dois elétrons para se neutralizar.