Osteoporose
OSTEOPOROSE E RAQUITISMO
Nome: Adriana Rodrigues Araújo
Nome: Kaliandra Martins
Turma: Manhã
Professor: Paulo Rambo
Semestre: l semestre módulo l
Assunto: Raquitismo e Osteoporose exames específicos para diagnóstico e tratamento da Doença.
Introdução
A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento, e é mais comum em mulheres do que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura, que costuma ser espontânea, isto é, não relacionada a trauma. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior. A osteoporose pode ter sua evolução retardada por medidas preventivas.
O Raquitismo é uma enfermidade que surge após um processo de mutação experimentado pelos ossos infantis, ainda em desenvolvimento, decorrente da ação incorreta de substâncias minerais no campo ósseo. Esta modificação deixa os ossos das crianças mais frouxos e, portanto, frágeis, o que pode causar lesões e deformações.
Raquitismo
Descrição
Trata-se de uma doença do tecido ósseo causada por problemas na mineralização do mesmo, geralmente devido à deficiência da vitamina D (raquitismo este conhecido como raquitismo primário), do fósforo ou do fosfato (estes, conhecidos como raquitismo secundário). Além disso, a deficiência de cálcio pode contribuir muito para o quadro de raquitismo.
Este é um problema que ocorre principalmente em crianças dos países em desenvolvimento. Devido ao problema de mineralização,