Eletroquímica
Texto: Jo 8. 1-11
Metanoia, no grego significa “mudança de mente ou de mentalidade”. Ela é composta por duas palavras: Metá = mudança, e vous = mente. Daí que vem a expressão “noiado”. Assim como metamorfose é mudança de forma (lagarta em borboleta é o exemplo mais claro), a metanoia é mudança de mentalidade, é caminhar por um lado e girar literalmente 180° e caminhar para o lado contrário.
Quantas vezes você não teve que passar por situações difíceis na sua vida para que algo tivesse que mudar? Quanta decepção passou para tomar aquela atitude chave e parar de fazer aquilo de errado que você tanto insistia em continuar?
Já tivemos que trocar algumas amizades que não serviam para mim, porque já não havia mais respeito, tolerância. As pessoas confundem quando pensam que por haver intimidade entre ela e você, pode ser dito o que quiser, da forma como se quer.
Deixamos de frequentar lugares por não achar saudável determinados ambientes para nós.
Quem me conhece desde a adolescência sabe o quão bem eu jogava futebol. Eu era um dos melhores da minha turma. Mas, ao decorrer das partidas, eu notava que se brigava por tão pouco, se chamava palavrão por tudo, e aquele ambiente saudável passou a se tornar muito agressivo para o que eu queria, então, fui deixando aos poucos o futebol e hoje não jogo mais. Não faço apologia contra, de forma alguma, é algo particular mesmo; perdi o prazer por esse esporte. No máximo, uma partida da seleção brasileira em tempos de Copa do Mundo.
Coisas assim acontecem para que a gente mude a nossa mentalidade; para que aconteça uma “metanoia” em nossa vida.
O que foi necessário no primeiro momento para que aquela mulher tomasse uma atitude diferente da qual ela era acostumada? A vergonha, a humilhação de ser exposta aos olhos de todos. Como é vergonhoso ser motivo de piada na frente de muitos. Você já deve ter passado por isso. Alguém já te humilhou para se sentir melhor e mais poderoso, ou mesmo você já