arquitetura e urbanismo
Prof. A. Msc. Érika Pereira
INTRODUÇÃO
Oscar Niemeyer
Teatro Popular, Niterói, RJ.
O teatro Popular de Niterói faz parte do maior conjunto arquitetônico em construção nas Américas. Integraram artes plásticas e arquitetura a obra, ao promover desde a fachada de azulejos amarelos ao Foyer (superior) que dá acesso ao teatro, que se completam ao apresentarem desenhos representativos de um povo que na rua protesta contra a desigualdade ou MST ( Movimento dos trabalhadores sem terra), e também expressar seu lado comunista, as cores – amarelo e verde – presentes na plateia, que juntas lembram a bandeira brasileira, a Pátria ameaçada e o povo brasileiro, que um dia será mais feliz.
O teatro faz o tipo italiano e conta com uma caixa cênica em laje de concreto dupla na forma de onda, com uma altura que permitiu a infraestrutura cenotécnica para recolhimento vertical de cenários e vestimentas de palco, tanto para a plateia interna quanto externa. A acústica da plateia foi trabalhada, com recomendações especiais para isolamento de ruídos externos nas esquadrias de vidro e no sistema de ar condicionado, incluindo a casa de máquinas.
Constituído em concreto armado, é uma grande cobertura curva, com 3,5 mil m² de área construída e distribuída. O teatro garante um espaço para grandes e pequenos públicos, com uma parte superior onde se encontra o auditório com capacidade para 400 lugares, e um segundo piso, unidos por uma rampa helicoidal, que conduz o visitante ao foyer de 580m², onde se enontra um palco reversível, com fundo representado por uma porta que se abre para a praça, originando um espaço para espetáculos ao ar livre, para cerca de 10 mil pessoas
Local
Situado as margens da Baía da Guanabara, inserido entre a zona sul e o centro, na Orla de Niterói – RJ
Data da Estrutura
Inaugurada 05 Abril de 2007
Rampa Helicoidal
Construída de concreto armado
Foyer Interior