Eletroquimica
A transformação de energia química em energia elétrica e vice-versa. Quando tal processo ocorre, produzindo transferência de elétrons, produzindo espontaneamente corrente elétricaquando ligado a um circuito elétrico, ou produzindo diferença de potencial entre dois polos, é chamado de pilha. A transformação é através das reações químicas entre os elementos presentes na reação, onde um perde elétrons e a outra ganha. Todos os processos envolvem reações de oxirredução.
Podemos definir pilha como, qualquer dispositivo no qual uma reação de oxiredução espontânea produz corrente elétrica. Esse fenômeno transforma a energia química em energia elétrica. As pilhas são formadas por um conjunto de metal mergulhado a uma solução salina eletrolítica de íon comum, esse conjunto é denominado eletrodo e nele ocorre a transferência eletrônica necessária para gerar energia elétrica.
As primeiras aplicações importantes da eletricidade provieram do aperfeiçoamento das pilhas voltaicas originais pelo cientista e professor inglês John Daniell, em 1836.
A pilha de Daniell é constituída de uma placa de Zinco (Zn) em uma solução de ZnSO4 e uma placa de Cobre (Cu) em uma solução de CuSO4. As duas soluções são ligadas por uma ponte salina, ou por uma parede porosa.
Observando o sistema acima, observamos o eletrodo de Zinco ligado externamente ao eletrodo de Cobre através de um fio condutor pelo qual os elétrons migram de um pólo a outro da pilha, e suas soluções entram em contato através de uma ponte salina que permite o fluxo iônico das soluções