Sociologia na comunicação social
A sociologia por se tratar do estudo da vida social voltado ao homem em sociedade possibilita que a comunicação possa se formar mais baseada na objetividade, tendo meios que possam legitimar suas afirmações, pensamentos e questionamentos sobre a sociedade. Com as interações sociais se compreende as diferentes sociedades e culturas, cobrindo todas as áreas do convívio humano: família, empresas, politica, direito, antropologia, economia, psicologia, a própria sociedade como um todo. Na comunicação é importante saber os interesses do homem na sociedade, para que com isso se consiga atrair e entender seus principais interesses e aspirações. E a sociologia nos permite isso, interpretar, explicar e verificar os fenômenos sociais, e com isso, achar a melhor forma para passarmos de forma correta a cada público.
Para o jornalismo, é o filtro que distingue para qual publico será direcionado, e de que forma será sua escrita as noticias que mais chamam a atenção de um devido grupo de pessoas. Exemplo disso, são super populares, vendidos a menos de 1 real, com texto não muito rebuscado, com manchetes divertidas que chamam atenção do publico pela ambiguidade. Direcionado para a classe média baixa, que não tem o hábito da leitura diária.
Na publicidade, diferencia o publico alvo, quais suas necessidades, quais os símbolos mais fortes para cada produto e publico. É preciso entender para comunicar de forma eficiente. Um exemplo foi a ultima campanha da Coca- Cola Zero. Foi feita uma pesquisa para achar uma forma de alavancar as vendas desse produto – que no Brasil não tinham números tão altos – e nessa pesquisa eles buscavam saber o que as pessoas esperavam de um produto, que valor ele poderia agregar e o que fariam essas pessoas a comprarem a coca zero ao invés da coca cola comum. Os primeiros planos eram brindes, mais modernos que a coca