Eletroquimica
INTRODUÇÃO:
A Eletroquímica é um ramo da química que estuda reações químicas que ocorrem em uma solução envolvendo um condutor (um metal ou um semicondutor) e um condutor iônico (o eletrólito), envolvendo trocas de elétrons entre o eletrodo e o eletrólito.
Este campo científico abrange todos os processos químicos que envolvam transferência de elétrons entre substâncias, logo, a transformação de energia química em energia elétrica. Quando tal processo ocorre, produzindo transferência de elétrons, produzindo espontaneamente corrente elétrica quando ligado a um circuito elétrico, ou produzindo diferença de potencial entre dois pólos, é chamado de pilha ou bateria (que muitas vezes é formada de diversas células). Quando tal processo é proporcionado, induzido, pela ação de uma corrente elétrica de uma fonte externa, este processo é denominado de eletrólise.
OBJETIVO:
O objetivo desta prática é observar a espontaneidade de reações de oxidação e redução. Será montada a pilha de zinco e cobre (Pilha de Daniell) para se reconhecer os produtos da reação de eletrólise.
PROCEDIMENTO:
Verificação qualitativa da tabela de potencial de oxidação:
- Colocou-se em um tubo de ensaio uma pequena quantidade da solução de cobre (II).
- Mergulhou-se nessa solução um prego previamente limpo com a palha de aço.
- Foram observadas as condições iniciais de reação e as evidências de transformação.
- Em um béquer, colocou-se a solução de Zn (II) e mergulhou-se uma lâmina de cobre.
Montagem da pilha de cobre e zinco (Pilha de Daniell)
- Colocou-se, em um béquer, 25 mL da solução de sulfato de cobre II e em outro, 25 mL da solução de sulfato de zinco (II).
- Encheu-se o tubo em U com solução saturada de KCl e, em seguida, foi colocado um chumaço de algodão nas extremidades do tubo, tomando cuidado para não deixar entrar bolhas de ar.
Esse procedimento é necessário para preparação da ponte salina.
- O sistema foi montado conforme o esquema da figura