Eletroquimica
Nesse trabalho, vamos falar um pouco sobre o que é eletroquímica, saberemos um pouco sobre a história da pilha, como ela funciona, os primeiros tipos de pilha e os mais novos com tecnologias avançadas, vamos ver a importância da pilha, o impacto da pilha no meio ambiente e a saúde do homem, como descartar e o que fazer para ajudar. Abordaremos também a corrosão, que sempre foi um desafio para o homem, e que ele investe cada vez mais. Usaremos o caso da corrosão nos navios para contextualizar ainda mais o assunto.
2. Eletroquímica
A Eletroquímica é um ramo da química que estuda reações químicas que ocorrem em uma solução envolvendo um condutor (metal) e um condutor iônico (o eletrólito), envolvendo trocas de elétrons entre o eletrodo e o eletrólito.
Este campo científico abrange todos os processos químicos que envolvam transferência de elétrons entre substâncias, logo, a transformação de energia química em energia elétrica e vice-versa(vide imagem 01 anexos). Quando tal processo ocorre, produzindo transferência de elétrons, produz espontaneamente corrente elétrica quando ligado a um circuito elétrico, ou produz diferença de potencial entre dois polos, é chamado de pilha ou bateria (que muitas vezes é formada de diversas células). Quando tal processo é proporcionado, induzido, pela ação de uma corrente elétrica de uma fonte externa, este processo é denominado de eletrólise.
3. História da Pilha
Na Grécia Antiga que se observou pela primeira vez sobre a eletricidade. Tales de Mileto (625-550 a.C.) percebeu que se friccionando pedaços de âmbar (conhecido como “elektron”) ele tinha a capacidade de atrair pedaços de palha. Daí surgiu a palavra eletricidade.
Com Luigi Galvani(1737-1798), um professor de anatomia, aplicou a eletricidade em terapia. Ele defendia a existência de uma eletricidade própria do corpo animal. Existe a história de que Galvani trabalhava com uma rã dissecada próxima a um aparelho