Noções de estabilidade naval
104
1 Estabilidade
É a capacidade de recuperação ou de endireitamento que uma embarcação possui para voltar à sua posição de equilíbrio depois de um caturro ou balanço motivado por forças externas.
Caturro é o movimento de oscilação vertical no sentido proa-popa e balanço, o movimento de oscilação de um bordo para outro.
1.1 Esforços estruturais longitudinais
Veremos a importância da distribuição longitudinal dos pesos por ocasião da remoção, embarque e desembarque das mercadorias e as forças perturbadoras causadas pelo efeito das ondas e pelo estado do mar conjugado à velocidade da embarcação.
A má distribuição dos pesos pode causar uma deformação no casco da embarcação no sentido do comprimento que provoca esforços de flexão chamados de alquebramento e contra-alquebramento.
Alquebramento - É quando ocorre uma maior concentração de pesos nas extremidades da embarcação provocando uma curvatura longitudinal com a convexidade para cima, conforme a figura abaixo.
Contra-alquebramento - É quando ocorre uma maior concentração de pesos no centro da embarcação provocando uma curvatura longitudinal com a convexidade para baixo; observe a figura abaixo.
105
EST
1.2 Características lineares da embarcação
Estas são algumas medidas lineares da embarcação importantes para o aprendizado da estabilidade.
Calado
É a distância vertical compreendida entre a linha de base (fundo da embarcação) e a superfície da água.
O calado é marcado no costado, a vante e a ré, em ambos os bordos da embarcação. Nos navios é marcada uma escala de calado a meio navio, na metade do comprimento. O calado médio é a média aritmética dos calados a vante e a ré em um determinado instante.
Toda embarcação possui os seguintes calados: máximo - é o de plena carga; e mínimo - é o da embarcação descarregada.
Boca
É a largura da embarcação, pode ser considerada boca máxima ou boca moldada.
Boca máxima (Bm)
É a maior