eletroquimica
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
ELETROQUÍMICA
Beatriz Devequi
Cláudia Tormena
Gabriela Pinheiro
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
Prof.: Jaqueline
LONDRINA 2013
Introdução
As reações de oxidação e redução (redox) ocorrem em muitos sistemas químicos. Entre os exemplos temos a corrosão do ferro, a ação dos alvejantes sobre as manchas dos tecidos e as reações de fotossíntese nas folhas de plantas verdes. Todos estes processos envolvem a transferência de elétrons de uma espécie para outra.
A Eletroquímica tem como foco de interesse o estudo e a aplicação das reações redox em sistemas espontâneos como também em sistemas não espontâneos, porém induzidos pela utilização da eletricidade.
Sistemas espontâneos são aqueles em que a energia química é convertida em energia elétrica, como por exemplo, as pilhas. Já os sistemas não-espontâneos são aqueles em que uma reação é forçada a acontecer pelo fornecimento de energia de uma fonte externa.
Objetivo
Visualizar e entender quimicamente os processos corrosivos espontâneos e os não espontâneos.
Materiais Utilizados
- Béquer de 250 mL;
- Água destilada;
- Bico de Bunsen;
- Cloreto de sódio;
- Fios de cobre;
- Palha de aço (Bombril);
- Solução de ferricianeto de potássio 1N;
- Pilha grande
- Solução de fenolftaleína;
- Fita crepe;
- Barbante.
- Bastão de vidro;
Procedimento
Experimento A
Em um béquer de 250 mL foram adicionados 6 g de cloreto de sódio e 200 mL de água destilada. Misturou-se cuidadosamente até a total dissolução do sal. Em seguida adicionou-se 2 mL de solução de ferricianeto de potássio 1 N e 1 mL de solução aquosa-etanólica de fenolftaleína.
Foram cortados dois pedaços de fio de cobre (aprox. 20 cm), desencapados nas extremidades (aprox. 1,5 cm) e aquecido nas pontas desencapadas no bico de Bunsen.
Uma extremidade de cada fio desencapado foi presa aos pólos da pilha firmemente,