Eletronica digital
Alarme de advertência para automóveis.
OBJETIVOS
Desenvolver um circuito lógico para atender as situações de disparo ou não de um alarme para alertar o motorista sobre situações anormais que podem ocorrer no automóvel.
INTRODUÇÃO
Este relatório refere-se ao estudo e desenvolvimento de soluções, a partir de problemas relatados; onde serão abordados todos os conhecimentos até então apresentados tanto em sala de aula como em laboratórios. O projeto tem por finalidade, apresentar a cada uma das condições mencionadas as suas respectivas soluções, incluindo definição das variáveis, criação da tabela verdade, obtenção das expressões, minimização das expressões através do mapa de karnaugh e álgebra de boole, o desenvolvimento do circuito eletrônico utilizando Circuitos Integrados e efetuar os testes comparando o acionamentos das entradas com as respectivas saídas em conjunto com a tabela verdade.
Álgebra Booleana
A álgebra Booleana pode ser definida com um conjunto de operadores e um conjunto de axiomas, que são assumidos verdadeiros sem necessidade de prova. Em 1854, George Boole introduziu o formalismo que até hoje se usa para o tratamento sistemático da lógica e em 1938, C. E. Shannon aplicou esta álgebra para mostras as propriedades de circuitos elétricos de chaveamento podem ser representadas por uma álgebra Booleana com dois valores. A álgebra Booleana nos permite descrever as relações entre as saídas dos circuitos lógicos e suas entradas como uma equação algébrica, conhecida como expressão Booleana. Diferentemente da álgebra convencional, a qual pode haver infinitas constantes e variáveis, a álgebra Booleana pode assumir somente dois valores possíveis (0 ou 1). Uma variável Booleana é uma quantidade que pode ser, em diferentes momentos, igual a 0 ou 1. As variáveis Booleanas são muitas vezes usadas para representar o nível de tensão