Eletromagnetismo
O eletromagnetismo é a parte da Física que estuda a eletricidade e o magnetismo, bem como as relações estabelecidas entre eles. Essa teoria baseia-se nos seguintes princípios:
Cargas elétricas em movimento geram campo magnético;
Variação de fluxo magnético produz campo elétrico.
Vários aparelhos indispensáveis atualmente só existem em face da evolução nos estudos sobre o Eletromagnetismo. Entre eles, podemos citar: cartões magnéticos, transformadores de tensão, motores elétricos, antenas de transmissão de dados, forno micro-ondas, entre outros.
1.1 INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA
Uma indução eletromagnética ocorre quando existe uma variação de um campo elétrico como, por exemplo, na presença de uma corrente elétrica variável. O campo elétrico está no entorno de toda carga elétrica. O elétron e o próton sáo exemplos de cargas elétricas, respectivamente negativa e positiva. A corrente elétrica é um fluxo destes elementos, daí o termo corrente elétrica. Ao redor de uma corrente forma-se um campo magnético. Quando a corrente varia, o campo magnético varia, induzindo no seu entorno uma nova corrente elétrica. A isto denominamos indução eletromagnética. Esta indução é o fundamento dos transformadores e motores de indução.
1.2 LEI DE FARADAY
Também chamada de lei da indução magnética, esta lei, elaborada a partir de contribuições de Michael Faraday, Franz Ernst Neumann e Heinrich Lenz entre 1831 e 1845, quantifica a indução eletromagnética.
A lei de Faraday-Neumann relaciona a força eletromotriz gerada entre os terminais de um condutor sujeito à variação de fluxo magnético com o módulo da variação do fluxo em função de um intervalo de tempo em que esta variação acontece, sendo expressa matematicamente por:
O sinal negativo da expressão é uma consequência da Lei de Lenz, que diz que a corrente induzida tem um sentido que gera um