O Pampa Est Restrito Ao Estado Do Rio Grande Do Sul
BIOMA PAMPA
CARACTERÍSTICAS
LOCALIZAÇÃO:
Situado na América do Sul, compartilhada por Brasil, Uruguai e Argentina. No Brasil, o bioma é restrito ao Rio Grande do Sul, ocupando uma área de 176.496 km² (IBGE, 2004). Corresponde a 63% do território estadual e a 2,07% do território brasileiro.
PAISAGEM:
São muito variadas, vão de serras a planícies, de morros rupestres a coxilhas. As paisagens naturais se caracterizam pelo predomínio dos campos nativos, mas há também a presença de matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos, etc.
CLIMA:
Com o clima frio e úmido, o Pampa é uma das áreas de campos temperados mais importantes do planeta. Seu clima é o subtropical com as quatro estações bem definidas, com altas temperaturas no verão e o inverno marcado com geadas e neve. Em algumas regiões, marcando temperaturas abaixo de zero. A precipitação situa-se em torno de 1.200 mm por ano, com chuvas concentradas nos meses de inverno.
BIODIVERSIDADE
O bioma exibe um patrimônio cultural imenso quanto à biodiversidade. Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o bioma apresenta flora e fauna próprias, sendo que ainda não é totalmente descrita pela ciência. É mais simples e menos exuberante se comparada à das florestas e das savanas, mas não menos relevante do ponto de vista da biodiversidade e dos serviços ambientais, pois os campos têm importante contribuição no sequestro de carbono e no controle da erosão, além de ser fonte de variabilidade genética para diversas espécies que estão na base de nossa cadeia alimentar.
FLORA:
Estimativas indicam valores em torno de 3000 espécies de plantas, com notável diversidade de gramíneas, são mais de 450 espécies (capim-forquilha, grama-tapete, flechilhas, barbas-de-bode, cabelos de-porco, dentre outras). Nas áreas de campo natural, também se destacam as espécies de compostas e de leguminosas (150