Eletromagnetismo
Curso de Engenharia Elétrica
Disciplina de Eletromagnetismo II
Prof. Dr. Sérgio Ricardo Gobira Lacerda
Michael Alvarenga Leite
Relatório 07: Transformadores I
Palmas – TO
2013
Michael Alvarenga Leite
Relatório 07: Transformadores I
Trabalho apresentado à disciplina de Eletromagnetismo II, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Tocantins – UFT, como nota parcial para a aprovação na disciplina.
Palmas – TO
2013
1. Introdução
O transformador é um conversor de energia eletromagnética, cuja operação pode ser explicada em termos do comportamento de um circuito magnético excitado por uma corrente alternada. Consiste de duas ou mais bobinas de múltiplas espiras enroladas no mesmo núcleo magnético, isoladas deste.
Uma tensão variável aplicada à bobina de entrada (primário) provoca o fluxo de uma corrente variável, criando assim um fluxo magnético variável no núcleo. Devido a este é induzida uma tensão na bobina de saída (ou secundário). Não existe conexão elétrica entre a entrada e a saída do transformador.
Os transformadores são utilizados numa gama muito variada de aplicações de processamento de informação e de energia elétrica. Salientam-se, entre outras, a elevação e a redução da tensão e do número de fases em redes de transporte e distribuição de energia elétrica, a redução da tensão ou da corrente em instrumentos de medida, a adaptação de impedâncias em amplificadores sintonizados em aplicações de rádio-frequência e frequência intermédia, a adaptação de resistências em aplicações áudio, ou simplesmente o isolamento galvânico entre partes de um mesmo circuito elétrico.
Figura 01 – Esquema básico de um transformador elétrico
De acordo com a lei da indução eletromagnética de Faraday, para casos que diferem da eletrostática, uma fem ɛ resulta em uma variação do fluxo magnético dɸ em um