efeito estufa
Célula Animal: É uma célula que se encontra apenas em animais, a diferencia da célula é a ausência da parede celular e de plastos. Possui flagelo, o que não aparece normalmente nas células vegetais. A célula eucariótica, ou seja, uma célula que apresenta o núcleo delimitado pela membrana, também podem ser unicelulares, como as amebas. Também tem as pluricelulares, como plantas e animais. A célula animal como toda célula eucariótica é delimitada pela membrana plasmática.
Glicocálix: O glicocálix, presente na maioria das células animais e também protozoárias, e uma malha de moléculas filamentosas entrelaçadas que envolvem externamente a membrana plasmática. Ela protege as células e cria um microambiente propício para seu funcionamento. Seus componentes são glicoproteínas e colipídeos .
Parede celular: com exceção das células animais, as células de outros grupos dos seres vivos apresentam, externamente a membrana plasmática, um involutório é relativamente espesso denominado parede celular. As moléculas de celulose formam fibras de finíssima, longas e resistentes, as micro fibrilas, que se mantém unidas por uma matriz aderente, constituída por glicoproteínas, hemicelulose e pectina.
Permeabilidade celular: A membrana plasmática separa o conteúdo da célula do meio ao redor e possibilita a estabilidade do ambiente celular interno. Certas substâncias atravessam a membrana com facilidade, ao passo que outras têm sua passagem dificultada ou mesmo impedida. Essa capacidade de selecionar o que entram na célula e sai dela é chamada permeabilidade seletiva, semipermeabilidade, da membrana.
Transporte passivo (difusão): as partículas materiais estão em constante movimentação, principalmente em soluções gasosas e líquidas. Em razão dessa movimentação continua, as partículas tendem sempre a se espalhar, predominante da região que estão mais concentradas para regiões que sua concentração é menor.
Endocitose e exocitose: Além do transporte