eletrolise
EDMAR JOSÉ SOARES RA: 031961
FLAVIO ANTONELLO ARAUJO RA: 031951
GUSTAVO TRENTIN RA: 031778
LUCAS MARQUES RA: 031714
VINICIUS GONCALVES RA: 031389
ELETROLISE EM MEIO AQUOSO
QUÍMICA GERAL II
Turma: 2A
PROFESSORA: Marcia Basso Cavalcante Palomares
São Bernardo do Campo 27 de Agosto de 2014
Eletrolise em meio aquoso
A eletrolise aquosa é uma reação química através de corrente elétrica onde uma mistura de H2O e um sal (H2SO4), quando diluída ficam em forma de íons e são atraídos pelos eletrodos; cátodo(-) e anodo(+). Neste tipo de eletrólise os cátions e anions são descarregados nos eletrodos obedecendo uma regra de descarregamento.
Com relação aos cátions, a grande maioria sofre eletrolise em meio aquoso. Apenas os cátions de elementos das colunas 1 A, 2 A e Al não são descarregados em meio aquoso, não sofrem eletrólise. Já os anions a maioria não sofrem eletrolise em meio aquoso ou seja , apenas os não oxigenados sofrem eletrolise aquosa.
A tabela abaixo mostra em ordem de descarregamento dos cátions e anions em uma eletrolise aquosa.
Observe que os cátions dos metais alcalinos, dos metais alcalino terrosos e do alumínio têm menor facilidade de descarga que o hidroxonio (H3O+) e que os ânions oxigenados e o fluoreto têm menor facilidade de descarga que a hidroxila (OH-).
Assim, algumas substâncias que podem ser usadas são:Ácido sulfúrico, H2SO4, cujo ânion SO2-4 é mais reativo que o OH- da água, e o cátion é o mesmo que o da água, (H+).
Para determinar o que acontece durante a eletrolise de solução de ácido sulfúrico (H2SO4) devemos considerar as reações eletrodicas que com as espécies provenientes do ácido, alem das que envolve a água. O acido sulfúrico é um ácido forte e ioniza- se completamente em H+ e