Eletrolise
O alumínio é um metal e como se sabe ele não é encontrado de uma forma pura, é a partir disso que entra os recursos científicos para a purificação do alumínio que é feito por meio da eletrólise, que é uns dos recursos mais usados para este processo de purificação e o tipo de eletrólise mais usada para a obtenção do alumínio é a ígnea que ocorre com a passagem da corrente elétrica através de um eletrólito fundido, passando de alumina para alumínio.
A eletrólise é um processo fundamental na produção do alumínio, pois além de ser eficaz ele também é uma forma econômica de se adquirir o alumínio livre de impurezas. E também tem um papel muito importante no processo, já que a temperatura de fusão da alumina é muito alta, aproximadamente 2000°C, e com o processo eletrolise essa temperatura é reduzida perto dos 1000°C, adquirindo o a alumínio primário, esse material é importante em varias atividades econômica, como no tratamento de água e esgoto e nas indústrias metalúrgicas, aeronáutica, farmacêutica e alimentar.
O alumínio pode ter varias aplicações, pois é um material que apresenta grande resistência mecânica e ao mesmo tempo, é muito leve. Entres suas variadas aplicações podem ser citadas as chapas para a construção de barcos e de certos tipos de carrocerias de caminhões, folha de alumínio para embalagens, cabos condutores de eletricidade, utensílios de cozinha, etc. E a sua resistência á corrosão e infinita reciclagem, apresenta uma ampla variedade de utilização na