eletrolise
INTRODUÇÃO:
Na eletrólise induzimos uma corrente elétrica em um sistema fazendo com que uma reação química não espontânea ocorra naturalmente. O processo da eletrólise é uma reação de oxi-redução oposta àquela que ocorre numa célula galvânica (pilha). É um processo útil na obtenção de vários produtos químicos.
1. Objetivo
Verificar experimentalmente a redução de um metal a partir de seus íons usando a corrente elétrica como força-motriz para a reação.
2. Material e Procedimento Experimental
Medir a massa de dois pedaços de cobre metálico puro (polido e seco) em uma balança. Este será o substrato para a eletrodeposição (eletrodos).
Montar um circuito em série com os componentes apresentados a seguir:
Placa de Cobre 1
Placa de Cobre 2
Cuba eletrolítica (béquer de 400 ou 500 mL)
Fonte de corrente contínua (12 V)
Dissipador de calor (resistor de cerca de 4 W com uma resistência que suporte a passagem de 100 mA)
Amperímetro
Preencher a cuba eletrolítica com uma solução de sulfato de cobre 0,50 mol/L.
Ligar a fonte de corrente contínua (aproximadamente 0,1A) e anotar o valor da corrente (obtida pelo amperímetro) em intervalos de 1 minuto. Fazer uma tabela com os valores da corrente (A) e do tempo(min). Deixar que a eletrodeposição ocorra por 20 minutos. Após este tempo, retirar o eletrodo onde a eletrodeposição ocorreu sem que o circuito seja desligado (eletrodo polarizado). Secar em estufa e pesar o eletrodo seco na balança (a mesma utilizada inicialmente).
Dados: Equação de Faraday: m = (i . t. MM)/(n.F) m = massa transferida (g) i = intensidade da corrente elétrica (A) t = tempo da eletrólise (s)
MM = massa Molar do eletrodo (MMCu = 63,55 g/mol) n = número de mols
F = constante de Faraday (F = 96500 C/mol)
3. Relatório
Desenhar o esquema montado para a eletrólise (pode ser á mão).
Identificar as reações de oxi-redução que ocorrem para o cobre e onde ocorrem (ânodo, cátodo, polo +, polo -,