Eletrolise
MOTORES
LAGARTO/SE
2010
4º ANO ELETROMECÂNICA ELIAS DO CARMO DE SOUZA
MOTORES
LAGARTO/SE
2010
INTRODUÇÃO
Este trabalho vem nos relatar a definição do ramo da eletroquímica, a eletrólise, é um processo não espontâneo de descarga de íons, baseado na conversão de energia em energia química.
A eletrólise é um método usado para a obtenção de reações de óxido-redução. Em soluções eletrolíticas o processo se baseia na passagem de uma corrente elétrica através de um sistema líquido que tenha íons presentes, gerando assim reações químicas, onde ocorre uma perda de carga por parte de cátions e ânions.
As reações na eletrólise podem ocorrer de várias maneiras, dependendo do estado físico em que estiver a solução que vai ser submetida à reação.
Substâncias iônicas possuem a capacidade de conduzir corrente elétrica quando estão em soluções aquosas.
A eletrólise é uma transformação artificial, pois é provocada por um gerador, mas tem uma enorme importância prática. Ela tem grande utilização em indústrias, na produção de muitas substâncias, dentre elas metais alcalinos, alcalino-terrosos, gás hidrogênio e gás cloro.
OBJETIVO
Obter uma melhor compreensão do assunto através da confecção do experimento;
Desenvolver o interativismo e a coletividade do grupo, a fim de conseguir um melhor entrosamento do mesmo;
Provar que é plausível transformar o cloro presente na solução aquosa em gás, de maneira rústica e simplificada;
Almejar bons resultados no campo acadêmico físico-químico.
ELETRÓLISE
A eletrólise é um processo eletroquímico, caracterizado pela ocorrência de reações de oxi-redução em uma solução condutora quando se estabelece uma diferença de potencial elétrico entre dois (ou mais)