Eletrolifting
UNATEC
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
Ana Elisa Martins
Flávia Alvim Lopes
Juliene Augusta E. de Oliveira
Maíra Rodrigues D. Faria
Mariana Soares
RADIOFREQUÊNCIA
Belo Horizonte
2014
CENTRO UNIVESITÁRIO UNA
UNATEC
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
RADIOFREQUÊNCIA
Trabalho Interdisciplinar apresentado à disciplina de Projeto Aplicado, como requisito parcial para a obtenção de certificado no 2º módulo 3º período do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética.
Professora Orientadora: Vanice
Alunas: Ana Elisa Martins
Flávia Alvim Lopes
Juliene Augusta E. Oliveira
Maíra Rodrigues D. Faria
Mariana Soares
Belo Horizonte
2014
1 OBJETIVOS
1.1 Objetivo Geral
Verificar a eficácia do uso da radiofrequência não ablativa em mulheres entre 40 e 45 anos para o tratamento de envelhecimento cutâneo facial.
1.1.2 Objetivos Específicos
Estudar o processo de envelhecimento cutâneo facial.
Compreender o mecanismo de ação da radiofrequência não ablativa na melhora das disfunções estéticas causadas pelo envelhecimento cutâneo facial.
Analisar a eficácia da radiofrequência não ablativa e relatar os resultados obtidos no tratamento para o envelhecimento cutâneo facial.
2 JUSTIFICATIVA
O envelhecimento cutâneo é uma série de processos contínuos que afetam diretamente as funções da pele e como consequência a aparência da mesma (SHENEIDER, 2009).
Além de funções e manutenção homeostática e de revestimento a pele também desempenha a função sensitiva, protegendo-se de agressores externos, porém com o passar dos anos ocorre uma significativo O ENVELHECIMENTO diminuição da elasticidade, resultando uma maior fragilidade, atrofia, perda de vasos sanguíneos, colágeno e gordura.
Segundo Carvalho et al., os efeitos térmicos provocados pela da radiofrequência não ablativa causam a desnaturação do colágeno promovendo imediata e efetiva