eletroerosão
FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA
ANALISE ESTRUTURAL DA FLAMBAGEM COM BASE NO EMPREGO DO SOFTWARE ANSYS.
LIZANDRA SANTOS DA COSTA
ADRY LIMA
Resumo
Em um estudo de comportamento de sistemas físicos são utilizados modelos físicos (usualmente em escala reduzida, de laboratório) e/ou modelos matemáticos. O avanço da ciência e o cotejamento entre esses modelos têm motivado um grande desenvolvimento dos modelos matemáticos, os quais propiciam modelagens realísticas, confiáveis e de aplicações práticas na engenharia, sendo muito mais econômicos do que os modelos físicos. Seguindo este pensamento, esta obra apresenta um dos métodos de modelo matemático e numérico mais utilizado atualmente, o Método dos Elementos Finitos (FEA), respaldado pelo emprego de um programa comercial, largamente utilizado por profissionais da área de engenharia, Ansys.
Palavras chave: Ansys, flambagem, método dos elementos finitos.
Introdução
Atualmente, o computador se tornou uma ferramenta absolutamente obrigatória para o desenvolvimento de projetos associados às engenharias (Silva et al, 2011). Existem inúmeros softwares comerciais no mercado, entre os quais se destacam: ANSYS, SOLIDWORKS e COSMOS com tal finalidade. O uso de tais ferramentas justifica-se pela possibilidade de analisar e calcular numericamente modelos complexos, referentes a estruturas reais, com maior precisão e rapidez. Quando há a necessidade de estudar ou projetar uma estrutura, é normal realizar-se um conjunto de análises e modificações das suas características, com o objetivo de atingir uma solução satisfatória, quer em termos económicos, quer em termos da verificação de condições funcionais.
A capacidade do ANSYS inclui habilidades para resolver sete tipos de análises estruturais disponíveis. Entre uma dessas finalidades há a aplicação do estudo de análise de flambagem usada para calcular as cargas de flambagem e determinar a forma do modo de flambagem. Ambas as analises